terça-feira, 11 de agosto de 2009

Economia de Madagáscar

A economia de Madagascar assenta essencialmente na agricultura e na criação de gado. Embora o arroz seja a principal cultura, é o café que representa fatia ao nível da exploração. Destacam-se outras culturas, como a cana-de-açúcar, da mandioca e de frutos como banana, a maça, o ananás ou laranja. Quando à agronomia, saliente-se a dificuldade do governo de Madagáscar em fomentar a criação de gado bovino para consumo alimentar, em virtude do carácter religioso que estes animais assumem perante certas camadas da população. Contudo, é abundante a criação de outros animais como as ovelhas, as cabras, as galinhas e os porcos.
A industria mineira está pouco desenvolvida, sobretudo por causa dos escassos recursos minerais, havendo a destacar, apenas os depósitos de titânio, considerados os maiores do mundo. Em relação a indústria manufatureira, ela incide sobretudo no tratamento do arroz, da madeira e do papel.
Após a turbulência interna de 1972/75, o regime militar emergente resolveu transformar Madagáscar num país socialista, através da completa nacionalização de todas as empresas, mesmo aquelas que estavam nas mãos de instigadores estrangeiros. Esta iniciativa revelou-se catastrófica para a economia deste país, pois as exportações desceram, a inflação subiu e a dívida externa disparou para níveis antes impensáveis, levando Madagáscar a uma situação de bancarrota técnica. Só através da pressão exercida pelo Fundo Monetário Internacional é que o governo retrocedeu na sua politica, reliberalizando a economia a todos os níveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário